samedi 27 juin 2009

Pour discuter

Merci à Luis Roberto Barroso qui partage avec nous cet article paru à Correio Braziliense:

Dançarinas e juristas

Brasília, DF - segunda-feira, 15 de junho de 2009

Luis Roberto Barroso

Professor titular de direito constitucional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), autor, entre outros livros, do Curso de Direito Constitucional Contemporâneo, e advogado de Cesare Battisti perante o Supremo Tribunal Federal

Há muitos fundamentos jurídicos pelos quais o escritor Cesare Battisti não deve ser extraditado. Estão postos no processo. Ao lado deles, no entanto, existem também inúmeras razões de senso comum que tornam sua causa boa e justa. Gostaria de compartilhá-las aqui.

Primeira razão: o refúgio concedido a Battisti foi um ato soberano do Estado brasileiro. Uma decisão política tomada pelo ministro da Justiça e endossada pelo presidente da República, autoridades competentes na matéria. Uma vez concedido o refúgio político, a questão em debate, seja ela qual for, transforma-se em questão de direitos humanos. É isso o que diz o direito internacional e foi o que afirmou a ONU, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal.

A segunda razão é que Cesare Battisti é provavelmente inocente das acusações de homicídio que lhe são feitas em um processo, no mínimo, muito esquisito. Usei o termo provavelmente porque não baseio minha afirmação em uma crença subjetiva, mas em fatos objetivos. Os atos da organização de esquerda a que pertencia foram praticados entre 1978 e 1979. Desbaratado o grupo e levados seus integrantes a julgamento, em 1981, Battisti não foi sequer acusado de homicídio ou de qualquer conduta violenta. Foi condenado, tão-somente, por participar de organização subversiva e por ações subversivas. Decisão transitada em julgado.

A terceira razão: o ato do ministro da Justiça que concedeu refúgio político a Battisti é bem fundamentado e descreve, de maneira objetiva e incontestável embora em linguagem gentil e diplomática , o que aconteceu na Itália nos anos de chumbo. Radicalismo de direita e de esquerda, acompanhado de reação brutal do Estado, com atos de truculência, legislação de exceção, prisões arbitrárias, maus-tratos e tortura. Muita tortura. Basta ler qualquer relatório da Anistia Internacional.

A quarta razão é que tudo sugere que Cesare Battisti foi vítima de uma armação. Como registrado acima, Battisti cumpria pena por participar de organização e de ações subversivas não violentas. Em 1981, evadiu-se da prisão e abrigou-se na França. Em 1982, após sua fuga, foi preso o líder da organização, Pietro Mutti. Tornou-se arrependido e, mediante delação premiada, acusou Battisti por homicídios dos quais ele próprio, Mutti, era acusado. Livrou-se com pena irrisória, após ter colocado toda a culpa no militante foragido. Em um segundo julgamento, Battisti foi condenado à revelia, sem jamais ter sequer se avistado com qualquer advogado que o defendesse. Sem surpresa, foi condenado à prisão perpétua. Trama simples. Culpado fabricado. Sem devido processo legal.

A quinta razão foi a reação da Itália a um gesto soberano e humanitário do governo brasileiro. Aos gritos, dedo em riste, foram tantas as bravatas e grosserias que é impossível não sentir indignação cívica. Quando a França negou a extradição de Cesare Battisti, fizeram silêncio respeitoso. Mas, agora, um ex-presidente da República e ex-primeiro-ministro italiano acusou o ministro da Justiça do Brasil de dizer umas cretinices; e o presidente Lula de populista católico e cato-comunista. Outro líder italiano afirmou que o Brasil é conhecido por suas dançarinas, não por seus juristas. Felizmente, temos as duas coisas. O ministro da Defesa ameaçou acorrentar-se aos portões da embaixada brasileira em Roma. A ideia é boa.

A sexta razão: os fatos pelos quais Cesare Battisti é acusado passaram-se há mais de 30 anos. No seu exílio, que incluiu 14 anos na França, sob a proteção de François Miterrand, ele jamais se envolveu em qualquer ação antissocial. Pelo contrário, constituiu família, teve duas filhas, tornou-se escritor reconhecido, publicado pela Editora Galimard. Mais de 300 intelectuais franceses pediram por ele ao governo brasileiro. Em que serviria à causa da humanidade mandar esse homem para a prisão perpétua? Vingança política, e não justiça verdadeira, é o sentimento que move a perseguição retomada pelo governo de Silvio Berlusconi.

Cesare Battisti é um homem afável, que fala italiano, francês e português fluentemente. Adora o Brasil. Foi vítima, aos vinte e poucos anos, da guerra fria e das ilusões oferecidas pelo comunismo. E, agora, virou troféu político da extrema direita italiana que se apossou do poder. É o prêmio de um embate ideológico fora de época. O filme é antigo e ruim. Não há razão para o Brasil fazer uma ponta nele. E como carrasco.

mercredi 24 juin 2009

Théâtre CCBB


Merci à Ana Paula qui partage avec nous ce programme.



De 26 a 28 de junho

Le Jeune Prince et la Vérité (Studio-Théâtre de Stains | França)

Adaptação do texto de Jean-Claude Carrière no qual bonecos e atores contam a história do jovem príncipe que se apaixona pela filha de um camponês. Mas, diante da recusa da jovem, ele percorrerá o mundo em busca do conhecimento verdadeiro.

Duração: 60 min (legendado)
Classificação: Livre
Teatro do CCBB (327 lugares mais 4 para cadeirantes)
Entrada: R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos)
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h. Tel: (61) 3310-7087.

Cliquez ici pour plus d'infos.

mercredi 17 juin 2009

Le Corbusier

Vue de Nantes.




La maison radieuse, un "village vertical" que j'ai eu l'occasion de connaître à Nantes avec Mme Chabot. Cela nous rappelle les immeubles de la SQS 108 ou 308 à Brasilia non?






Merci encore à Luciana qui nous conseille cela.

Exposition : “Le Corbusier, entre dois mundos”


Local: CAIXA Cultural

Endereço: Setor Bancário Sul, quadra 4, lotes 3 e 4

De: 17/06/2009 a 19/07/2009

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Ingressos: Entrada Franca



A CAIXA Cultural Brasília, em parceira com a Embaixada da França e com a Fundação Le Corbusier, inaugura a aguardada exposição “Le Corbusier, entre dois mundos”, com obras produzidas por um dos mais importantes arquitetos do século XX.

Com a produção do Grupo AG de Brasilia e curadoria do arquiteto francês Jacques Sbriglio, a exposição “Le Corbusier, entre dois mundos” apresenta pela primeira vez no Brasil cerca de 120 obras originais produzidas por Charles-Edouard Jeanneret (ou Le Corbusier, como se tornou mais conhecido) em seus últimos 20 anos de vida (1945-1965). São projetos de arquitetura, desenhos, pinturas, colagens, litografias, esculturas, tapeçarias, maquetes, livros e fotografias, pertencentes à fundação que leva seu nome.

A escolha do período não foi casual. Entre 1945 e 1965, Le Corbusier produziu o que convém se chamar hoje de “obra da maturidade”. Foi a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, que sua produção sofreu significativo impacto com as grandes encomendas públicas e sua conseqüente consagração em nível internacional. Para Jacques Sbriglio, há uma nítida diferença entre o Le Corbusier pré-guerra e o artista do pós-guerra: “Se os anos antes da guerra, principalmente as décadas de 30/40, confirmam um Le Corbusier teórico, de notoriedade internacional incontestável, os anos do pós-guerra correspondem à revelação de um grande criador. É durante o último período de sua carreira que Le Corbusier criará suas obras-primas mais relevantes: a unidade habitacional de Marselha, a capela de Ronchamp, o convento de Tourette, os edifícios do Capitólio em Chandigarh na Índia...”.

Le Corbusier e o Brasil

“Para este grande viajante, existem lugares privilegiados no planeta, entre montanhas, planaltos e planícies com grandes rios que correm rumo ao mar. O Brasil é um desses lugares acolhedores e generosos que gostamos de poder considerar como um amigo”.

Le Corbusier

Le Corbusier (1887- 1965) viajou e trabalhou em várias partes do mundo. De Marselha a Brasília, atuou no urbanismo, na arquitetura e nas artes plásticas. Os princípios fundamentais de sua obra foram decisivos para o desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira.

Por onde passou, Le Corbusier (pseudônimo adotado por Charles-Edouard Jeanneret ao se mudar, aos 29 anos, para Paris) se deparou com estilos diversos, de épocas diferentes. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e atemporal. Para o curador Jacques Sbriglio, as duas vindas de Le Corbusier ao Brasil, em 1929 e em 1936, causaram visível impacto em sua obra: “O antes é o período ‘purista’, o das mansões parisienses, e o ‘racionalista’, do edifício Clarté ou Molitor. O depois é o período ‘brutalista’, com o concreto armado como sua matéria prima e todo um novo vocabulário arquitetural que se implanta, a partir da utilização do quebra-sol, que se torna para Le Corbusier, após o pilotis, a planta livre, a fachada livre, a janela em fita e o terraço jardim, o ‘sexto ponto da arquitetura moderna’”.

Apesar de não ter participado diretamente da construção de Brasília, a Capital Federal foi uma grande urbe de experimentação de Le Corbusier já que aqui suas idéias utópicas de construções arquitetônicas contemporâneas aliadas a conceitos sociais se tornaram realidade. Le Corbusier foi um dos primeiros arquitetos a compreender as transformações de um planejamento urbano sistemático e programado. Em sua perspectiva, essa idéia deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção. Paisagem mais que típica do Plano Piloto de Brasília.

Além disso, Le Corbusier concebeu diversos projetos de urbanização para o Brasil. Particularmente para a cidade do Rio de Janeiro, os projetos foram pensados conforme a topografia e o clima brasileiros, juntamente com as correntes artísticas e de pensamento desde os anos 20 até o começo da Segunda Guerra Mundial. Esta etapa de estudos e projetos anunciou a ruptura do caráter cartesiano encontrado na obra inicial do arquiteto. Na exposição do Brasil, assumem fundamental importância também os projetos da maturidade de Le Corbusier.

mardi 16 juin 2009

Merci à Luciana, qui nous conseille ce site


A nova ficção francesa

Cinema

Local: Auditório do Museu Nacional da República, Brasilia, DF

Endereço: Setor Cultural Sul

De: 16/06/2009 a 21/06/2009

Ingressos: Entrada franca


Até pouco tempo atrás, cinema francês era imediatamente associado aos grandes nomes da Nouvelle Vague. François Truffaut, Jean-Luc Godard, Alain Resnais permaneciam como sinônimo de um cinema comprometido com a vanguarda do pensamento ocidental.

Ainda hoje, a produção cinematográfica francesa reflete a herança de um cinema concentrado no humanismo, no debate de questões culturais, sociais, sempre sem medo de polemizar.

Mas novos criadores, de correntes bem diversas, como Luc Besson e Rémi Bezançon têm se imposto, colocando mais uma vez o cinema da França sob a mira de milhões de espectadores.

Agora, uma mostra realizada pelo projeto CINECLUBE DO MUSEU promete apresentar um pouco do que se tem feito de mais recente no cinema francês contemporâneo. É A NOVA FICÇÃO FRANCESA, que acontece de 16 a 21 de junho, no Auditório 2 do Museu Nacional da República, com entrada franca.

A NOVA FICÇÃO FRANCESA é a segunda de uma trilogia realizada pelo projeto CINECLUBE DO MUSEU, que pretende celebrar o Ano da França no Brasil. Sob curadoria do cineasta, professor e crítico Sérgio Moriconi, foram reunidos seis títulos, realizados de 2003 a 2007 por jovens e já celebrados cineastas como Benoît Cohen e Rémi Bezançon, e também por nomes consagrados, como Tony Gatlif, o premiado realizador de etnia cigana e argelina. Os filmes serão exibidos em sessões únicas diárias, de terça a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h.

Na mostra A NOVA FICÇÃO FRANCESA estão produções muito recentes, que mostram como os diretores contemporâneos têm mirado os movimentos da vida, em tempos de uma Europa unificada, de uma França miscigenada, de violência social, mas também de muita graça e coragem de rir de si mesmo. Estão na programação comédias românticas, dramas e comédias dramáticas que apresentam ao espectador um pouco da França atual, com suas complexidades e surpresas. Com muito bom humor e bastante profundidade, os diretores recolhem da realidade personagens capazes de transformar a vida de quem os cerca. O projeto Cineclube do Museu é realizado dentro do programa Cinema no Museu, desenvolvido pelo Museu Nacional da República, e tem o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF.

PROGRAMAÇÃO

Dia 16, terça-feira

19h00 – Os encantos de Paloma


Dia 17, quarta-feira

19h00 – Poderá ser amor?


Dia 18, quinta-feira

19h00 – Os bravos não têm descanso


Dia 19, sexta-feira

19h00 – Quem me amar me siga


Dia 20, sábado

19h00 - Exílios


Dia 21, domingo

18h00 – Minha vida no ar


SINOPSES

OS ENCANTOS DE PALOMA (Délice Paloma, França, 2007, cor, 134’, comédia dramática).

De Nadir Moknech

Com Biyouna, Nadia Kaci

Madame Argélia é o nome que Zineb Agha adotou em homenagem ao seu país. Ela é uma solitária senhora de 50 anos, de origem humilde. Numa Argélia em plena transformação, não há trambique que ela não faça para ganhar dinheiro e subir na vida. Ela, inclusive, comanda uma boate famosa, onde trabalham mulheres lindas. Paloma, a sua mais nova “funcionária”, é uma delas. A jovem chama a atenção de todos, inclusive a de Riyad, o filho da cafetina. A compra das Termas Caracalla, dá a Madame Argélia uma chance de recomeçar a vida, mas ela logo perceberá que seus esquemas foram longe demais.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos


PODERÁ SER AMOR? (Je Crois Que Je l'Aime, França, 2007, cor, 90’, comédia romântica).

de Pierre Jolivet

Com François Berléand, Sandrine Bonn aire, Vincent Lindon

Lucas, 43 anos, um homem de negócios divorciado, sente-se irresistivelmente atraído por Elsa, 38 anos, uma ceramista sofisticada a quem encomendou um afresco para a fachada do seu edifício de escritórios. Intrigado pelo fato de esta jovem e bela mulher se encontrar descomprometida, Lucas decide pedir ao detetive privado da sua empresa para investigar a vida particular de Elsa.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos


OS BRAVOS NÃO TÊM DESCANSO (Pas de repos pour les braves, França, 2003, cor, 103’, drama)

de Alain Guiraudie

Com Thomas Sure, Thomas Blanchard, Laurent Soffiati

Basile Matin é um jovem que sonhou que esta pode ser sua última noite. Ele acha que, se voltar a dormir, vai morrer. O problema é que, com a sua idade, ele gostaria de se ter toda uma vida pela frente. E, para enganar a morte, decide partir numa viagem sem destino e sem noites de sono. Igor é um outro jovem, que trabalha um pouco e estuda vagamente. E que fica extremamente interessado pela história de Basile, mesmo que não a compreenda lá muito bem. E, por fim, há Johnny Got, meio jornalista meio detetive, bastante interessado por histórias que não lhe dizem respeito... E a de Basile o apaixona.

Exibido na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes 2003

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos


QUEM ME AMAR ME SIGA (Qui m’Aime me Suive, França, 2006, cor, 100’, comédia)

de Benoît Cohen

Com Julie Depardieu, Mathieu Demy

Aos 35 anos, Maxime Maréchal, médico brilhante, leva uma vida pacata com sua esposa advogada, seus amigos admiráveis e sua família tranquila. Até o dia em que encontra Chine, uma cantora que vai provocar um choque elétrico na sua vida. Max decide então abandonar a sua profissão e dedicar-se à sua paixão – a música –, contatando os amigos de juventude e convencido de que quem o ama apoiará seu projeto…

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos


EXÍLIOS (Exils, França, 2004, cor, 98’, drama)

De Tony Gatlif

Com Romain Duris, Lubna Azabal

Um dia o músico Zano sugere a sua companheira Naïma que os dois atravessem a França e a Espanha em direção à Argélia, para conhecerem a cidade natal de seus pais e descobrirem por que eles foram obrigados a fugir. Levando apenas a música na bagagem, os dois caem na estrada. Apaixonados pela liberdade, envolvidos pela sensualidade da Andaluzia, deixam o tempo passar, até que finalmente decidem atravessar o Mediterrâneo. Zano e Naïma reconstroem, ao contrário, o caminho do exílio e acabam por reencontrar a si mesmos.

Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes 2004

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos


MINHA VIDA NO AR (Ma vie en l'air (França, 2005, cor, 103’, comédia).

de Rémi Bezançon

Com Marion Cotillard, Vincent Elbaz

Instrutor de uma companhia aérea, Yann Kerbec avalia as capacidades dos pilotos com simuladores de vôo, em situações extremas. Mas Yann tem um problema: ele tem pavor de avião, um pânico originado no seu nascimento, e que o impediu, quando jovem, de seguir a mulher de sua vida do outro lado do mundo. Hoje, ele tem 30 anos e desenrola o fio de seu trauma. Com nostalgia e humor, faz o balanço de suas histórias de amor fracassadas por conta de sua fobia. Entre sua batalha para melhorar a segurança aérea e a gestão bastante falha de sua vida sentimental, Yann se encontra num cruzamento: vencer seus demônios e aceitar crescer...

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

mardi 9 juin 2009

DEUIL




Une pensée et des prières pour les victimes du vol d’Air France.
Impossible de rester indifférent, surtout quand il s’agit d’un parcours qu’on connaît bien…


Vidéo du Journal de TF1:
Qu’est-il arrivé à l’A330 au-dessus de l'Atlantique?



J'attire votre attention sur le mot foudroyé, cela veut dire atteint par la foudre (raio), il n'a pas d'équivalent exact en portugais.

Avez-vous peur de prendre l'avion? Vocês têm medo de voar de avião?